Entre 1945 e 1964 os trabalhadores estiveram mais presentes no cenário político e as práticas democráticas enfrentaram constante risco de retrocesso. O alinhamento de Dutra com os Estados Unidos trouxe a Guerra Fria ao Brasil.
O segundo governo Vargas apoiou-se no nacionalismo e no trabalhismo. O atentado contra Lacerda e o iminente golpe militar levaram o presidente a cometer suicídio. A eleição de Juscelino pelo PSD foi interpretada pelos udenistas como sendo uma continuidade de Getúlio Vargas. O "golpe preventivo" desencadeado pelo general Lott garantiu a posse de JK. O principal ponto do governo de JK foi a industrialização que deu um clima de estabilidade e dinamismo à economia.
Com a eleição de Jânio Quadros representou o fim do getulismo. Jânio renunciou sete meses depois. Em seu lugar entrou João Goulart (Jango) que foi deposto por um golpe militar em 1964.
A legislação e os direitos trabalhistas nao são simples concessões, mas reais conquistas dos trabalhadores, que defendem ativamente seus interesses. Os políticos populistas manipulam, mas nao de forma absoluta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário