domingo, 1 de maio de 2011

O Brasil Holandês


A conquista
Os holandeses na Bahia (1624 – 1625)
A primeira tentativa holandesa foi em 1624 e em pouco mais de 24 horas houve o domínio completo da cidade. Surgiu então um agrupamento de colonos que iniciaram a resistência. Por fim os holandeses saíram repelidos pela esquadra luso-espanhola.
Os holandeses em Pernambuco (1630 – 1654)
Em 1630 cerca de 70 navios holandeses desembarcaram no Brasil; encontraram resistência causada pelo conhecimento do terreno. Até receberem ajuda de Domingos Fernandes Calabar conhecedor da região e também ajuda de nativos. Em 1635 consolidou-se o domínio holandês.
A organização do Brasil
O governo de Maurício de Nassau
Permaneceu aqui de 1637 a 1644. Preocupou-se com a reorganização da produção açucareira e com a segurança. Mas não restringiam apenas ao açúcar, exportando também Pau-brasil, fumo e madeira. Também tentou expandir o domínio holandês, conseguindo dominar 7 das 14 capitanias.
As contradições do Brasil holandês
Com o tempo, o Brasil holandês sofreu uma crescente polarização onde os luso-brasileiros tinham a produção açucareira e os holandeses o capital mercantil. Os senhores de engenho então, acabaram contraindo pagar. Início de uma tensão.
Fim do domínio holandês
Ascensão do D. João IV e fim do domínio espanhol. Trégua entre Portugal e Holanda se comprometendo a ameaçar os respectivos domínios coloniais. Demissão de Nassau. Cobrança das dívidas dos luso-brasileiros e severa administração. Iniciando assim em 1645 a “insurreição Pernambucana” com derrota dos holandeses assim seguindo diversas vitórias. A Holanda não só perdeu a colônia como também o domínio marítimo à Inglaterra. Em 1661, tratado de reconhecimento da Holanda da perda do Brasil pagando quatro milhões de cruzados a Portugal. Assim, instalaram-se nas Antilhas tornando forte concorrente do Brasil no mercado açucareiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário